segunda-feira, 12 de maio de 2014

Artigo - Estilos Scrapbook



Bom dia pessoas lindas e especiais!

   Para este Artigo escolhi um tema que muitos que iniciam o Scrapbook, encontram dúvidas, criando bloqueios de criação por falta de conhecimento.



Vou falar sobre: ESTILOS


   Estilos no scrapbook, em poucas palavras, são os tipos de páginas, álbuns, altered, seu visual, características que o artista utiliza para expressar o seu trabalhos.  

    Com tal objetivo a Zarza Laser, vem trazer para nossos artistas uma gama de produtos que ajudam na hora de montar um projeto.


   O que se percebe que ao longo da elaboração de projetos, os estilos podem ou não se misturarem. Mas para quem quiser conhecer um pouco de alguns estilos mais trabalhados no scrapbook , aqui vão alguns apontamentos que organizei de trabalhos voltados para esta arte. 


Estilo clássico: 


   Uma preocupação para este estilo , e prender a atenção do observador para a foto sem se prender muito aos detalhes e técnicas que o scrap vem tomando. Respeitam padrões tradicionais de cores no trabalho, e papéis de uma forma geral são neutros, sóbrios ou escuros, bem como o tamanho de fotos que no caso obedecem o padrão 10 x 15cm. 

   Normalmente os iniciantes nesta arte iniciam com este estilo, por medo de estar arriscando nas cores e formas, mas na medida da evolução e domínio da técnica passam a explorar de forma mais ampla os outros estilos.


By Débora Prass


Estilos Românticos:

Shabby Chic, Vintage e Heritage 



   Esses estilos de scrapbooking normalmente incluem muitos embellishments , peças especias  Zarza Laser, flores, botões, pérolas, arabescos, pérolas, rendas, adesivos, por página e diferentes produtos, que de forma muito criativa se completam harmonicamente em um contexto criativo e especialmente desenvolvido para as fotos ou ideias idealizadas. Estes estilos apresentam muitas texturas , técnicas de envelhecimentos e pinturas, bem como o uso de materiais antigos e novos. 



By Luciane Nicoluzzi

   Shabby Chic , este estilo remete o romantismo, no qual usa e abusa de papéis florais bem como o uso de flores, prontas e feitas, Zarza Laser vem trazer molduras rebuscadas e elaboradas,arabescos e títulos, as cores, ficam nos tons pastéis, e sempre harmônicos em suas produções. 





By Sil Barros 



   No estilo vintage, você provavelmente vai encontrar embellishments que parecem terem sido extraídos da caixa de costura de sua avó incluindo botões, pérolas, fitas, metais, fibras.      É um estilo tem como característica buscar um envelhecimento bastante definido, pronunciado de papéis e embellishments, pois a tendência é a valorização do antigo, mas com fotos atuais. 



By Marilia Lopes

   Já o estilo heritage tem por propósito fazer scrapbooking com fotos antigas aquelas que tiradas a tempos e estão guardadas em baús, ou simplesmente esquecidas em algum canto, redefinindo-se a história familiar. 
   Difere do vintage pois este estilo pode usar fotos atuais, que passam por um processo digital de envelhecimento ou seja são envelhecidas propositalmente para lhes conferir um ar nostálgico e antigo. 


Estilos Livres:

Crafty, Anything Goes, Eclético

   Nessa linha estilística, a criatividade impera e a proposta é totalmente liberal. Assim, segundo essa tendência, pode-se mixar estilos, materiais e é simplesmente válido adicionar qualquer objeto à página, tudo que sua imaginação possa comportar e adaptar ao trabalho. 

   É um estilo de scrapbooking normalmente ligado mais à arte do que à documentação de memórias. 




By Ro Miqueletto

   Já no estilo crafty, nota-se a presença de técnicas artísticas novas e acentuadas, com a inclusão de materiais rústicos, texturas e com muito espaço para a inovação. 


   Nessa linha de trabalho, a transgressão maior da técnica do scrapbooking é que nem sempre a foto tem tanta importância, pois o layout da página, as técnicas utilizadas e a decoração como um todo fazem parte do da mensagem artística da página. 



By Sil Barros

   No estiloanything goes”, vale de tudo! 
  Assim, é comum constatar-se a presença de materiais inusitados, ainda que manufaturados, mas que não foram propriamente lançados pela indústria de scrap e que foram adaptados pelo artista para suas páginas. Assim, vale pintar de tudo e trabalhar qualquer material que se encaixe na mensagem, seja ele de papelaria, bijouteria, “home decor”. 




By Marcela Valadares



Estilo Jornalístico: 

   Nesse estilo o journaling é o ponto central do design do trabalho. A ideia é criar uma imagem visual para as palavras, que são o ponto focal central desse trabalho e que, por isso, ocupa um espaço primordial, sobrepondo-se mesmo aos embellishments e às fotos.
                                      
                                                                     By Débora Prass



Estilo Naturalístico:



Esse estilo propõe um retorno à natureza, aos tons da terra, às cores monocromáticas. Os layouts confeccionados nesse estilo podem incorporar texturas, bordas lixadas ou distressadas e são sempre muito clean. 




By Naiara

Estilo Clean Lines: 

   Nesse estilo, o layout da página é bem definido por linhas claras, que podem ser facilmente perseguidas pelos olhos levando-nos às fotos, que possuem lugar de destaque.




By Naiara

Estilo Gráfico: 

   Nesse estilo, o visual da página tem que ser forte o bastante para chamar 
imediatamente sua atenção, surpreendendo-a por ângulos interessantes e inusitados. 



By Débora Prass


Estilo “hip and trendy”:



   Busca apresentar as últimas tendências da moda e do design, em layouts frescos e sempre novos, inspirados em revistas de decoração, publicidade, televisão, design e moda. É o estilo contemporêneo por excelência. 




By Ro Miquelleto

Estilo retrô:

   Esse estilo pode ter inspiração na moda e design que se usava nos anos 50s, 60s e 70s.      Nos layouts de scrapbooking inspirados nesse estilo são freqüentes as estampas com flores grandes, as espirais e as estampas xadrezes do tipo “Houndsthooth”. 




By Hera Sugitani

Estilo Comtemporâneo

   O estilo contemporâneo se pretende atual, retratando as tendências modernas num estilo clean, com espaços livres e bem definidos na página e uma tendência à utilização de acentos e embellishments fortes. 



By Marcela Valadares


Lembrando que sempre que forem decorar com o estilo que for, a dose exata de carinho e amor, vão fazer muita diferença....

Então pessoal, este trabalho teve uma fonte muito interessante de pesquisa,  
e contou com um pouco de  minhas experiencias, 
e a maravilhosa coleção de trabalhos já postados 
do nosso time
"Familia ZARZA LASER"
deixo meu agradecimento a todas Dts lindas e poderosas !


Espero que tenham gostado e curtido momentos mais que especiais deste trabalho...
Grande abraço 
Luciane Nicoluzzi



Fontes bibliográficas: 

Find your Groove, a Guide to Discovering your Scrapbook Styke, de Kitty Foster & Wendy Mc Keehan 

http://www.scrapbooking101.net/articles/october2005findingascrapbookingstyle.html 

http://ezinearticles.com/?Spectacular-Scrapbook-Styles&id=375498

3 comentários:

  1. Lu, adorei o artigo, super esclarecedor!As referências , são linda! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Lu! Valeu mesmo! Super útil!
    Os LOs de referência são lindos!
    Parabéns pelo seu trabalho!
    Abraço,
    Marlei

    ResponderExcluir
  3. Belo artigo, Lu! São tantos estilos e tantas possibilidades... muito legal!!! Parabéns e obrigada por dividir conosco...

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário!!
Você é muito importante para nós!

Volte sempre...